quinta-feira, 29 de abril de 2010

FLORAIS DE BACH

Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e flores, utilizadas em “gotinhas” que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica - perdas, traumas, etc. "As plantas possuem ressonância similar a nossa e, por isso, têm a capacidade de neutralizar os estados negativos". Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.
Os florais agem equilibrando os pensamentos e as emoções e, em consequência disso, seus efeitos se tornam visíveis a nível comportamental. Trata-se de um efeito que se mostra gradativamente. Em razão da sua atuação nos corpos mais sutis (mental e emocional), os florais funcionam como excelente preventivo de males que poderiam se instalar a nível orgânico/físico.
Os florais agem em nossas potencialidades latentes. De certa forma poderíamos dizer que não são eles que curam, mas sim que acionam o nosso poder de autocura, fazendo manifestar em nós as virtudes que estavam adormecidas.
Podemos nos beneficiar da terapia floral nos mais variados momentos e em diversas circunstâncias, desde o primeiro instante da vida até o último suspiro. Não há restrições quanto ao tempo de uso dos florais. Os mesmos são indicados para os mais variados distúrbios mentais, emocionais e comportamentais. Existem essências florais para conferir equilíbrio ao indivíduo em diversas situações, quando acometidos por carência afetiva, ciúmes, mágoas, baixa auto-estima, sentimento de inferioridade, dificuldades de relacionamento, autoritarismo, dificuldade de aprendizagem, pessimismo, ruminação mental, indecisões, pesadelos, medos diversos, descontrole emocional, impulsividade, letargia, impaciência, dúvidas vocacionais, dificuldades em dizer não, síndrome do pânico, depressões, ansiedade, tristeza, etc.
Os benefícios da terapia floral acontecem independentemente da credibilidade de quem os utiliza. Prova disto está em sua larga ação na veterinária, em recém-nascidos, em deficientes mentais, em pessoas em estado de coma e até nas plantas.
A entrevista (anamnese) que se destina à indicação dos florais é bem semelhante à do homeopata. A fim de selecionar as diversas essências florais indicadas para cada circunstância e personalidade, é necessário entender as particularidades individuais, os anseios e dilemas internos. Deve-se inteirar das questões emocionais pelas quais passa o indivíduo, da sua maneira de pensar, de conviver consigo e com os demais.
Os florais NÃO apresentam contra-indicações, efeitos colaterais ou interações medicamentosas com produtos alopáticos, homeopáticos ou com outras substâncias, alimentos, bebidas ou com qualquer outro tipo de tratamento, seja complementar ou convencional.
Embora em seus métodos de fabricação as essências florais apresentem algum parentesco com a homeopatia, seus efeitos aparentes são em geral mais rápidos e isentos de catarses e agravamentos.
A OMS reconhece os florais como uma terapia complementar. Os florais não são legalmente considerados medicamentos! Eles não substituem, em hipótese nenhuma, as indicações e o tratamento médico. Em caso de persistência de sintomas físicos procure o seu médico, e em casos de distúrbios psicológicos, procure seu psicólogo. Os florais são uma espécie de complemento alimentar, uma bebida saudável, para ser tomada em poucas gotinhas, que têm se mostrado eficazes na manutenção de uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário