Para o Ayurveda, queimação é um reflexo do aumento de fogo no organismo. Algumas pessoas têm, naturalmente, mais elemento fogo. Este tipo em geral tem um apetite forte, sua pele é mais sensível e avermelhada, tem tendência a impaciência, raiva, explosões de (mau) humor, diarréia. Quando entra em desequilíbrio, tende a causar disturbios, como queimação, gastrite, irritações de pele, queda de cabelo.
Será que sua paciente também não apresenta outros sintomas?
Tratar a queimação topicamente vai trazer um alivio momentâneo, mas que pode voltar. Seria preciso agregar outras abordagens, especialmente na dieta, como já foi dito. Em geral, sem alteração na dieta, o problema não vai ser resolvido.
Alimentos picantes, salgados e ácidos devem ser evitados. Cuidado com o uso de temperos e condimentos, pois são todos muito "quentes". Exceto hortelã e coentro frescos. Nada de tomate, berinjela, muito óleo (mesmo o azeite), muita proteína, bebidas estimulantes (café, chá preto, energéticos, refrigerante, álcool).
Os alimentos deveriam ser mais adocicados (o doce natural do alimento), como as frutas e vegetais doces, de sabor amargo e adstringente.
O leite não é bom, pois provoca um efeito tampão. Pode produzir um alivio imediato, mas depois piora o problema. Como tem muita proteína, e proteína é de difícil digestão, o estômago vai ter que produzir mais ácido.
Além da dieta também é importante tratar as emoções, pois elas têm reflexo direto no nosso corpo. Emoções como raiva, rancor, impaciência afetam o estômago e o coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário