domingo, 8 de julho de 2012
LEALDADE
Deveria ser fácil escrever sobre lealdade, mas não é, portanto sugiro que reflitamos sobre o tema.
O que é lealdade?
Entre varias definições acredito que ser leal é ser verdadeiro e sincero, consigo e com os outros, ser confiável.
Como ser verdadeiro e sincero numa sociedade consumista, possessiva, interesseira e agindo de acordo com as necessidades para sobreviver perante tantas mazelas e desonestidades?
Será que se consegue ser leal perante tudo isso?
Sei que parte das pessoas tentam manter seus valores, sua ética e índole, apesar das pressões para que seja ao contrario.
Somos cobrados para sermos leais perante a religião, a família, amigos, no trabalho. Deveríamos ser o que realmente somos, mas não sabemos o que somos, estamos na busca desse conhecimento que é constante, por isso quando mudamos estamos nos transformando no que somos e no que queremos ser, acreditando ser o melhor, mas o que é melhor para nós, será que é o melhor para os outros?
Temos de ser flexíveis e firmes como um bambuzal, senão seremos devorados pelos enigmas da vida.
Quando somos enganados e traídos por situações ficamos frustrados e agressivos, principalmente perante aqueles que acreditávamos serem nossos amigos; de alguns até nos conformamos, pois conhecemos aqueles amigos da onça, que se revestem de lobo em pele de cordeiro, como diz o ditado popular. Também não somos santos, vivemos numa sociedade competitiva e egoísta. Estamos destruindo o planeta sem perceber que estamos nos autodestruindo. O planeta é leal a sua natureza.
Dizia Sêneca, que a lealdade é o bem mais sagrado do coração humano. Pobre coração que também é leal ao nosso corpo, sendo o ultima órgão a parar antes da morte.
Como não somos perfeitos e não seremos o que podemos fazer e não nos envenenarmos com ódios, magoas e ressentimentos, ou você encara o problema ou dá um tempo, respirando fundo oxigenando o cérebro antes de tomar decisões precipitadas.
Compreenda, tendo compaixão, perdoando e se auto perdoando.
O equilíbrio é difícil, pois somos insaciáveis e insatisfeitos, buscamos mais os extremos do que o equilíbrio.
O que é mais importante num relacionamento é ser leal ou fiel? De preferência os dois, mas a lealdade está acima da fidelidade.
Lealdade é amar a si e ao próximo, respeitando e dialogando. É uma longa caminhada, mas se não começarmos ou pararmos nunca chegaremos.
Você é leal?
Por: Marco Antonio Garcia(psicoterapeuta)
Fonte:http://sinuhesilvavieira.blogspot.com
http://sinuhesilvavieira.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário